Meta e IA (Inteligência Artificial) o que podemos esperar?

Agora é oficial: Imagens geradas por Inteligência Artificial (IA) no Facebook, Instagram e Threads receberão uma tag de identificação, indicando claramente que foram criadas por meio de IA. A Meta, empresa norte-americana proprietária dessas plataformas, anunciou a medida com o propósito de capacitar os usuários a discernir entre os conteúdos produzidos por humanos daqueles sintéticos, abrangendo todos os idiomas presentes em cada app.

A medida objetiva reduzir e, eventualmente, eliminar o compartilhamento de imagens falsas, que possam causar perturbações políticas e disseminar desinformação, especialmente durante o ano de eleições em diversos países ao redor do mundo.

Em dezembro do ano passado, a empresa deu início ao processo de identificação de imagens criadas por robôs. A expectativa é ir além, estendendo o reconhecimento para conteúdos desenvolvidos por outras empresas como: Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney e Shutterstock.

Essa abordagem permitirá aos usuários um contexto mais aprofundado sobre o que consomem e compartilham online, minimizando a propagação de conteúdo difamatório e deefakes que afetam tanto indivíduos anônimos quanto celebridades.

Tornar a internet um lugar confiável é uma medida urgente e essas iniciativas representam um passo importante no estímulo à transparência e redução dos efeitos danosos causados pela propagação de informações manipuladas.